quarta-feira, 3 de março de 2010

Especial>Otome Road - O centro das mulheres otaku no Japão


A terra sagrada das mulheres otaku do Japão.

As mulheres do Japão estão mostrando que não são só os homens que gostam de animes. Em Ikebukuro, um dos grandes centros de Tóquio, existe uma nova região chamada Otome Road cheia de mulheres de aproximadamente 15~40 anos usando roupas e enfeites bonitinhos. Se Akihabara era terra sagrada dos otakus, agora Ikebukuro está para virar o mesmo para as garotas.


Cena dentro de uma loja de Otome Road. Imagem de um programa de televisão.

Tudo começou quando abriu uma livraria chamada K-Books em Ikebukuro vendendo mangas e doujinshi voltado para as mulheres. Ikebukuro já era popular entre as garotas, por isso não demorou muito e começou a aumentar o número de mulheres na rua e as grandes lojas de manga e anime abriram as suas lojas logo próximas. Agora ao entrar nessas lojas, percebe-se que só há mulheres. Por causa disso foi dado o nome de Otome Road, que significa Rua da Otome (Mulher virgem, inocente). O nome foi criado pela revista Pafu, uma revista feminina sobre animes.


Capa da revista Pafu.

Diferente dos homens que gostam de um romance normal, o tema mais procurado pelas garotas da região é yaoi e boys love, estilos que contam um romance quase ou então homossexual entre rapazes. Os tipos de animes preferidos por elas são FullMetal Alchemist, Gundam Seed e Prince of Tennis, os tipos em que o bishounen se destaca.


Capas de doujinshi yaoi

Algumas palavras..
Fujoshi - uma forma de chamar garota otaku que gosta de yaoi e temas parecidos.
Doujinshi – Manga escrito por amadores. Pode ser tanto fan fiction como história original.
Bishounen – Garoto bonito. O típico garoto loiro de olho azul.
Akihabara – Um dos centros de Tóquio com grandes lojas de eletrônicos, anime e mangas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentarios